A mediação de conflitos no mundo e no Brasil tem sido cada vez mais praticada por profissionais qualificados. Muitas empresas e gestores não conseguem atingir suas metas, em parte, por não saberem lidar profissionalmente com situações adversas envolvendo indivíduos com necessidades e interesses divergentes.

Preparar gestores em atitudes, habilidades e comportamentos para que possam atuar como terceiro elemento promovendo conciliações entre as partes pode fazer a diferença entre o fracasso e sucesso nos negócios.

Objetivos

  • Desenvolve conhecimentos, habilidades e posturas adequadas para lidar com conflitos e negociação, em especial, na equipe de trabalho;
  • Instrumentaliza o gestor para saber conduzir situações de conflitos nas relações com a equipe, superior e pares na perspectiva do confronto para cooperação e maior ganho das partes envolvidas.

Conteúdo Programático

  • MEDIAÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA O GESTOR
    • Abordagens
    • Paradigma: do confronto à cooperação
    • Mediação no mundo e no Brasil
    • Conceito
    • Características
    • Preparo do Mediador
  • CONFLITO e NEGOCIAÇÃO
    • Concepções
    • Dinâmica
    • Características comuns e distintas
    • Situações práticas
  • PRINCÍPIOS DE NEGOCIAÇÃO
    • Separar pessoas dos problemas
    • Focalizar os interesses e não as posições
    • Criar opções para o benefício mútuo
    • Usar critérios objetivos
  • PROCESSO
    • Abertura
    • Relato de histórias
    • Agenda-alternativas-negociação
    • Fechamento do processo
  • TÉCNICA DAS PERGUNTAS — COMUNICAÇÃO
    • Perguntas lineares, circulares, estratégicas e reflexivas
  • ÉTICA NA MEDIAÇÃO
    • Confidencialidade
    • Imparcialidade ativa
    • Interesses em conflito
    • Competência do mediador
    • Compromisso com o processo
  • O GESTOR, RELACIONAMENTOS, SOLUÇÕES DE CONFLITOS E RESULTADOS
  • QUALIDADES DO GESTOR-MEDIADOR — ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO
  • SEU PLANO DE TRABALHO IMEDIATO

Diferenciais

  • Trabalho prático e instrumentalizado
  • Estudo de casos
  • Simulações
  • Técnicas específicas de condução de grupos